Cabo Mondego

Fim de semana na Figueira da Foz – O que visitar na Natureza

A inigualável beleza da Figueira da Foz não deixa ninguém indiferente. Os espaços verdes e natureza característica proporcionam, a quem por aqui passa, uma multiplicidade de sensações.

 


Apartamentos T1 na Figueira da Foz a partir de 35.000€


 

1. Falésias do Cabo Mondego

O Cabo Mondego é banhado pelo Oceano Atlântico e localiza-se na ponta ocidental da Serra da Boa Viagem, a cerca de três quilómetros da Figueira da Foz. Este é composto por falésias com cerca de 40 metros de altura. Aqui é possível encontrar inúmeros fósseis do tempo jurássico. É ainda aqui que encontramos o Farol do Cabo Mondego, com quinze metros de altura, (cuja construção se iniciou em 1835 e terminou em 1858), para apoio à navegação marítima. Do ponto de vista geológico, este cabo tem um alto valor científico, como é reconhecido mundialmente.

Falésias do Cabo Mondego

 

2. Lagoa da Vela

Lagoa situada na freguesia do Bom Sucesso (Quiaios), a cerca de 17Km da Figueira da Foz, a Lagoa da Vela é um local rodeado por pinhais e campos verdejantes. É a maior lagoa de Quiaios com cerca de 2Km de comprimento, a vegetação não é muita porém tem uma abundante vida aquática.

É um ótimo lugar para a prática de desportos náuticos não motorizados. Tem um parque de merendas com parque de diversões para as crianças.

Lagoa da Vela

 

3. Marinhas (ou Salinas)

Desde muito cedo que a exploração de sal no Estuário do Mondego foi uma das principais atividades económicas, embora seja uma atividade sazonal (desenvolvida entre Maio e Setembro). Antigamente mais de 300 salinas encontravam-se em atividade, hoje em dia apenas cerca de 50 continuam no ativo.

Estas salinas têm uma tipologia semelhante às de Aveiro, ou seja, uma área grande dividida em compartimentos ligados por uma rede de canais algo confusa.

O local onde o sal obtido é armazenado, são estruturas típicas desta zona, são umas construções em madeira com capacidade para armazenar entre 150 a 200 toneladas de sal, servindo também de abrigo aos salineiros.

Salinas do Mondego

 

4. Parque das Abadias

Situado no centro da cidade, é um espaço verde muito amplo com cerca de 7 hectares de extensão. É um espaço arborizado, relvado com circuitos de manutenção e zonas de lazer. É atravessado por um canal com linha de água que de 50 em 50 metros é atravessado por pontes de madeira.

Existem dois recintos destinados à prática de desporto, um para basquete, ténis, e futebol e outro para patinagem.

Junto ao parque está situado o Museu Municipal e ainda o Centro de Artes e Espetáculos.

Parque das Abadias

 

5. Serra da Boa Viagem

O Parque Florestal da Serra da Boa Viagem é uma área florestal com cerca de 400 hectares, junto à cidade da Figueira da Foz.
Tem inúmeros caminhos pedonais, circuitos, onde é possível observar o património natural, arqueológico e paisagístico.
O Parque Florestal da Serra da Boa Viagem conta com variados equipamentos de utilização gratuitos, associados a atividades desportivas, inclui locais de piquenique com muita sombra e um parque infantil.

Existe ainda a possibilidade de realizar diferentes percursos e atividades no Parque Aventura – ver mais informações aqui

Serra da Boa Viagem

 

6. Rotas

Na Figueira da Foz tem acesso a três rotas com percursos pedestres diferentes:

- Rota da Boa: Viagem Circuito pedestre com uma extensão de aproximadamente 12 km, percorridos entre 3 a4 horas. É possível visitar a Mamoa de Santo Amaro, assim como a capela e o dólmen.

- Rota de Maiorca: Percurso pedestre com 12 km de extensão, percorridos em 4 horas. Tem vários pontos históricos relevantes, assim como patrimónios naturais.

- Rota de Seiça: Percurso pedestre com 10 km, percorridos entre 3 a4 horas. Durante a caminha é possível passar pela Fonte dos Frades, pelos arrozais e muitas outras belezas naturais e paisagísticas.

Rota de Maiorca

 

Gosta de estar perto da natureza?! Na Figueira da Foz está perto tanto de praias como da serra! Que tal mudar-se para cá?!

 

Fonte:  igogo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>