Torre do Relogio

Praias da Figueira da Foz // Praia do Relógio

A Praia do Relógio é a praia mais conhecida da Figueira da Foz e adquiriu este nome por se situar exatamente em frente à Torre do Relógio, um dos ex-libris da cidade. Possui o maior areal urbano de Portugal e é uma das mais belas praias da Figueira da Foz.

Esta praia é localizada em plena avenida marginal e é muito conhecida pela instalação de campos para a prática de diversos desportos coletivos na areia. Além disso, a forte ondulação costuma ser palco de competições de surf e vela. Para quem é amante de desportos de praia, a Praia do Relógio é palco de alguns eventos desportivos mediáticos, particularmente relacionados com futebol de praia, como é o caso do Mundialito de Futebol de Praia.

Na zona Norte, encontram-se as palmeiras do “Oásis”, uma estrutura construída num pequeno ribeiro que ali desagua. Mais a Sul, avista-se um pontão com cerca de 1 km de comprimento, que pertence à barra do Rio Mondego. Além disso, a Praia do Relógio conta também com um património histórico, como o Forte de Santa Catarina, cujo início da sua construção remonta o século XVI e, por outro lado, o Farolim da Praia, que se manteve em funcionamento como auxílio à navegação e à entrada de embarcações na barra. No interior deste existe ainda uma pequena capela dedicada a uma das Santas da cidade, Santa Catarina.

A qualidade da Praia do Relógio é um requisito essencial para qualquer banhista e esta é uma praia que conta também com a qualificação de Bandeira Azul, com critérios específicos como a boa qualidade da água, a conservação do meio ambiente local, a segurança e todos os serviços e infraestruturas de apoio necessários para o bom funcionamento da praia.

Inserida numa cidade agitada e cosmopolita, esta é uma praia de uma dimensão e beleza incomparáveis.

Imagem: http://goo.gl/mXosok

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>