Torre do Relogio

Torre do Relógio

Sem dúvida que podemos afirmar que um dos marcos principais da Figueira da Foz é a conhecida Torre de Relógio, situada no passeio entre a avenida e o areal da Praia da Claridade, com cerca de 23 metros de altura.

Foi a primeira Torre de Relógio contemporânea do país, construída na década de 40, em meados de 1942 e concluída em 47, porém só foi inaugurada em 1950. A concepção da Torre deve-se ao arquitecto João António de Aguiar.

 


Apartamentos T2 na Figueira da Foz a partir de 40.000€


 

Em 1949 acrescentaram-lhe um relógio de sol, ao qual deve o seu nome. Na altura, a sua construção foi bastante polémica, nos jornais da época, é possível encontrar bastantes contestações sobre esta construção, que foi feita com métodos pouco usuais, em vez do betão armado utilizaram antes uma técnica mista de vigas de aço e alvenaria de pedra.

Foi construída com o objectivo de servir para a  sinalização marítima e para acolher cabinas sonoras, porém e devido ao seu afastamento do mar, acabou por não se concretizar o primeiro objectivo.

Apesar de não estar inicialmente definido, foram colocados altifalantes na Torre, e durante anos serviu como difusora de emissões radiofónicas, que eram transmitidas através do ponto de turismo que existia na altura.

Desde 2004 que a Torre do Relógio está classificada como  Imóvel de Interesse Municipal pelo Instituto Português do Património Arquitectónico.

 

Adaptado de: http://goo.gl/oWWRn2
Imagem: http://goo.gl/pmh8jZ 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>